terça-feira, 18 de setembro de 2012

Serviço de atendimento ao imbecil

Será que é só comigo que acontece? Toda vez que eu ligo para um serviço de atendimento, eu sou sempre tratado como um idiota... Ou será que eu tenho voz de idiota? Será que meu CPF, quando abrem meu cadastro, tem uma observação lá, "este cara é um imbecil"? Ou será que eu estou falando com alguém assim:

(Espero que você seja capaz de entender que esta foto não é racista)

Pois é, sinto como se eu estivesse falando com um macaco treinado. Alguém que está condicionado a tratar todos os clientes como a criatura mais desprezível do mundo, a mais inepta, a mais incapaz de entender que ela está errada, sempre, e não o serviço para o qual você está ligando.

Eu tenho vários casos para contar, mas o mais recente aconteceu ontem. Ao ligar para a EsferaBR Mídia, editora que publica a revista O2, especializada em corridas de rua, travei o seguinte diálogo com o atendente:

Ele: - Bom dia, com quem falo? 
- Sérgio.
- Em que posso ajudá-lo, Sr. Sérgio?
- Sou assinante da revista O2, e não recebi meu exemplar de agosto (obs.: o de setembro, primeiro da minha nova assinatura de um ano, tinha chegado naquele mesmo dia).
- Seu CPF, por favor, senhor.
(Passei o número, aguardei uns momentos).
- Senhor, aqui consta que o primeiro exemplar a ser entregue da sua assinatura é o de setembro.

Aí acontece a transformação. Ela sempre acontece quando eu falo com esse tipo de ser, que me trata dessa maneira. Geralmente com atendentes de call center. É mais ou menos igual ao Goku virando super Sayiajin, e pode ser melhor visualizada assim:
 

- ESCUTA AQUI, AMIGO. EU SOU ASSINANTE DESSA PORCARIA DE REVISTA HÁ DOIS ANOS, E ESTOU DIZENDO QUE NÃO RECEBI O EXEMPLAR DE AGOSTO.

PORRA! Será que esse energúmeno não consegue ver em algum lugar da telinha que ele está consultando que eu JÁ sou assinante dessa MERDA de revista (tá, a revista é boa, mas é preciso dramaticidade)?? Ou será que o imbecil é um macaco adestrado preparado a tratar todos os assinantes como o imbecil que ele é? Ou será que no meu cadastro tem um badge dourado, escrito em letras garrafais, "imbecil senior" (devo ser, já tenho 2 anos de assinatura...)?


Sério, não quero parecer que estou tendo um ataque de pelanca (estou?). Mas que BOSTA de serviço é esse que esta empresa se presta a servir? Fui obrigado a ligar pois a decência de responder ao e-mail que mandei, comunicando a não entrega da minha revista, não existiu. Sinceramente, dá vontade de cancelar a assinatura da revista de uma empresa que trata seus assinantes com tamanho descaso. E não é só um caso isolado: é ligando para a operadora de celular, para a empresa de cartão de crédito, sem contar inúmeros outros assinantes que postaram na página do facebook da empresa, com o mesmo problema que eu tive... Já passei SEIS MESES tentando ser ressarcido de uma compra feita na fnac.com.br... Caramba, o cliente é inimigo público número 1 da empresa. E não é pra esculhambar o Brasil, não, mas lá fora é diferente. Quem já comprou na Amazon, por exemplo, sabe como o cliente é tratado.

Vou esperar pela entrega da minha revista, pois, apesar disso, a revista tem qualidade e eu gosto de lê-la. Só espero não ter um ataque de pelanca retroativo ao receber a revista e despedaçá-la. Esse negócio de guardar rancor ainda vai me dar um ataque cardíaco, que nem a corrida vai ser capaz de prevenir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário